Se você participa de círculos de conversas sobre estratégia de marketing digital, já deve ter ouvido termos como: Custo por Clique (CPC), Taxa de Cliques (CTR), Taxa de Conversão, Retorno Sobre o Investimento (ROI), Retorno Sobre o Investimento em Publicidade (ROAS).
Esse bando de indicadores existem para que seja possível analisar e comprovar a qualidade e entrega de uma estratégia e mensurar seus resultados – sejam eles bons ou não.
Os citados acima, por exemplo, são todos indicadores de performance. Há também aqueles que medem volume e representatividade, os indicadores absolutos, como leads, conversões, receita.
Hoje a nossa estrela vai ser o Retorno Sobre o Investimento em Publicidade (ROAS). Esse indicador de performance vem sendo destaque nas campanhas feitas no WhatsApp, com o Marketing Studio aqui, na OmniChat.
Porém, antes de falarmos como clientes nossos conseguiram aumentá-lo em mais de 100x usando estratégias de marketing conversacional, vamos explicar um pouco mais sobre o termo, como ele se diferencia do ROI e como calculá-lo. Bora lá?
Você ainda vai ouvir o meu ROAS por aí
Katy Perry que perdoe o trocadilho, mas “you’re gonna hear my ROAS”. Enquanto a menina do pop canta aos quatro ventos que todos iriam ouvir seu rugido, a gente quer dizer que o ROAS das campanhas feitas através da nossa plataforma também serão ouvidos por aí. E bem alto, diga-se de passagem.
Mas brincadeiras à parte, como a gente falou na introdução, Return on Advertising Spend, ou Retorno Sobre o Investimento Publicitário. Em tradução livre, refere-se aos gastos voltados à publicidade. É o ROAS que mede as receitas e os custos envolvidos em campanhas online pagas.
E nós sabemos que um dos pontos fundamentais da gestão de marketing, na hora de fazer investimentos é quanto de retorno essa iniciativa vai gerar.
Porém, na hora de decidir a distribuição da verba, você considera os canais de chat, como o WhatsApp, presente em 99% dos celulares no Brasil, nessa estratégia? Quero que você guarde esse ponto porque eu vou voltar a ele depois.
Primeiro vamos falar sobre uma coisa super simples, mas que costuma confundir até os mais experientes.
A diferença entre ROAS e ROI
O ROAS é a métrica ideal para mensurar os resultados da sua estratégia para que a sua marca possa entender o investimento feito em mídia e assim aumentar o faturamento e os lucros da organização.
E mesmo que o ROAS e o ROI sejam valiosos em conjunto, o mais indicado é calcular o ROAS em sua estratégia para que o foco realmente seja nas ações digitais e nos seus anúncios de mídia paga.
As principais diferenças entre eles são:
ROAS | ROI |
1️⃣ Mais específico 2️⃣ Retorno específico de campanhas publicitárias pagas 3️⃣ Análise tática 4️⃣ Mede a receita bruta do investimento | 1️⃣ Mais abrangente 2️⃣ Retorno de toda estratégia de marketing 3️⃣ Análise estratégica 4️⃣ Mede a contribuição dos anúncios para os resultados finais da empresa |
Claro, às vezes é difícil pedir aos investidores que paguem e apliquem seu dinheiro em campanhas primeiro para obter o retorno depois. Mas é aqui que o profissional de marketing deixa claro que ROAS é sobre investimento, e não despesa.
E como calcular o ROAS?
Resolver essa dúvida sobre o lucro dos anúncios é bem fácil, basta você calcular o ROAS. E resumindo, da forma mais simples possível, o cálculo é o seguinte:
ROAS = Receita / Investimento Publicitário
Vou te dar um exemplo prático: você vende online xícaras personalizadas por R$ 50,00 cada uma. No mês de janeiro você optou por gastar R$ 5.000,00 em anúncios e, por causa disso, você vendeu 500 xícaras.
Receita = 500 x 50,00 = 25.000,00 / 5.000,00 = 5,00 ou 500%
Você recebe 5 reais para cada 1 real investido em campanhas e dessa forma o ROAS nunca será negativo. E quanto maior o valor do ROAS, melhor para a empresa.
Aumentando o ROAS da sua marca com canais de chat
É de praxe que as equipes de marketing invistam dinheiro em canais tradicionais como anúncios em Google Ads e Facebook Ads, e não há nada de errado nisso. Porém, para onde você envia os seus consumidores ao clicar nesses anúncios – e como você pretende aumentar o ROAS da sua marca – é o que nos interessa.
Landing pages com formulários? Direto para o e-commerce? Para um contato via e-mail? A comunicação fria não converte mais como antes e eu posso provar. Segundo Insights do Ecommerce Brasil, 63,5% das pessoas prezam por um atendimento humanizado online e 59% dos consumidores acreditam que a troca de mensagens melhora a experiência de compra.
E se você manda seu consumidor direto pro e-commerce, que converte em média 1% das vendas, olha quanto dinheiro você está deixando de ganhar sem enviá-los para os canais de chat, como o WhatsApp, que converte até 10x mais.
Ainda melhora: mensagens no WhatsApp tem uma taxa de 5x maior que o contato por email e uma taxa de conversão em vendas que chega a 14%. Então, se você não sabe por onde começar para aumentar o ROAS da sua marca, comece investindo em Campanhas de Click To WhatsApp e disparo de mensagens em massa. E eu vou te mostrar porquê!
Mais facilidade de contato
Quanto mais fácil seus clientes te acharem, mais eles irão interagir (e comprar), aumentando assim o seu ROAS. Através dos anúncios, com um click, seu cliente encontra o atendimento consultivo que tanto procura.
Aumente sua base coletando dados
A quantidade de informações que você coleta aqui ajuda na tomada de decisões mais assertivas e torna os seus leads ainda mais qualificados, abrindo a possibilidade de disparos em massa de maneira personalizada depois.
Clientes OmniChat já aumentaram seu ROAS em mais de 100x
Ao investir no WhatsApp como um novo canal de mídia, clientes OmniChat já aumentaram seu ROAS em mais de 100x. Com disparos em massa para campanhas de carrinhos abandonados e pedidos não pagos, por exemplo, a Lança Perfume aumentou seu ROAS de campanhas em 131x e a Track & Field aumentou 113x.
E ainda há um mundo de outras possibilidades como disparos para campanhas sazonais, promocionais, de recompra, de fidelização e muito mais que você pode conferir aqui.
Transforme a sua marca no próximo case de sucesso da OmniChat. Fale com um de nossos especialistas, agende uma demonstração, e aumente o ROAS da sua marca através da criação de jornadas interativas e conversacionais.